viernes, 14 de octubre de 2022

Wildlife Photographer of the Year 2022

octubre 14, 2022 | por Resumo Fotográfico

Creado en 1965 por el Museo de Historia Natural de Londres, el Wildlife Photographer of the Year es una muestra de las mejores fotografías de naturaleza de todo el mundo. Este año, el concurso número 58 atrajo a más de 38.500 participantes de 93 países. Vea a continuación algunas de las imágenes premiadas con descripciones proporcionadas por fotógrafos y organizadores:


“The Big Buzz” de Karine Aigner. La imagen de una bola de abejas con drones girando sobre arena caliente en un rancho de Texas fue la gran ganadora del concurso. “La sensación de movimiento e intensidad se muestra en la magnificación del nivel de las abejas y transforma lo que son pequeñas abejas cactus en grandes competidores para una sola hembra”, dijo la presidenta del jurado, Rosamund Kidman Cox.


“Bear Bonanza” de Adam Rice. Altamente recomendado, Comportamento: Mamíferos. Salmão-vermelho foge de um urso-pardo faminto. Depois de encontrar um ponto de vista para transmitir a luta, Rice iluminou a cena pegando o sol no ângulo perfeito. A estratégia desse urso de nadar repetidamente em um grande cardume pode não ter sido a melhor. "O peixe sempre parecia fora de alcance." Localização: Katmai National Park and Preserve, Alasca.


“Puff Perfect” de José Juan Hernández Martinez. Vencedor na categoria Retratos de Animais. A exibição de namoro de uma houbara das Ilhas Canárias. Martinez chegou ao local de namoro da houbara à noite. À luz da lua, ele cavou um esconderijo baixo. Deste ponto de vista, ele pegou o perfil completo do pássaro enquanto ele descansava um pouco de seu desempenho frenético.


“Tree Frog Pool Party” de Brandon Güell. Altamente recomendado, Comportamento: Anfíbios e Répteis. Atormentado por mosquitos, Güell mergulhou até o peito em águas turvas em uma piscina na Península de Osa, em Puntarenas, Costa Rica. Ao amanhecer, milhares de rãs planadoras chegaram à piscina para desovar nas folhas das palmeiras. Eles foram atraídos pelos chamados dos machos que esperavam. Esses eventos espetaculares de reprodução em massa ocorrem em apenas alguns locais remotos, algumas vezes por ano. Cada fêmea põe cerca de 200 ovos, criando enormes massas de ovos. Eventualmente, os girinos vão cair na água abaixo.


“House of Bears” de Dmitry Kokh. Vencedor na categoria Vida Selvagem Urbana. Em um iate, procurando abrigo de uma tempestade, Kokh avistou esses ursos polares vagando entre os edifícios de um assentamento há muito deserto na ilha Kolyuchin em Chukotka, na Rússia. Enquanto exploravam todas as janelas e portas, Kokh usou um drone de baixo ruído para tirar uma foto que evoca um futuro pós-apocalíptico. Na região do Mar de Chukchi, os ursos normalmente solitários geralmente migram mais para o norte no verão, seguindo o recuo do gelo marinho do qual dependem para caçar focas, seu principal alimento. Se o gelo solto ficar perto da costa desta ilha rochosa, os ursos às vezes investigam.


“California Queen” de Clay Bolt. Altamente recomendado, Vida Selvagem Urbana. Um close-up, visão grande angular de um zangão rainha Vosnesenskii, emoldurado pela ponte Golden Gate.


“Heavenly Flamingos” de Junji Takasago. Vencedor na categoria Arte Natural. No alto dos Andes, no Salar de Uyuni, na Bolívia, Takasago passou por um surto de doença de altitude para capturar esta cena onírica de um grupo de flamingos chilenos.


“The Night Hoarder” de Alex Badyaev . Altamente recomendado, Animais em seu Ambiente. Badyaev ficou encantado ao descobrir um ninho de rato de madeira elevado em Pima County, Arizona, salvando-o de rastejar por entre arbustos de cactos farpados para encontrar um no chão. Uma vez em posição, o desafio era ficar imóvel, segurando firmemente seu equipamento de câmera para impedir que os curiosos roedores o carregassem. Colecionadores vorazes de novos itens, que escondem em seus ninhos em constante expansão, os ratos de madeira de garganta branca constroem fortalezas secando caules de cactos saltadores antes de adicioná-los cuidadosamente às paredes de seus ninhos.


“The Beauty of Baleen” de Katanyou Wuttichaitanakorn. Vencedor na categoria 15-17 anos. Seguindo as diretrizes locais, o barco de turismo em que Wuttichaitanakorn estava viajando desligou o motor quando uma baleia de Bryde apareceu por perto. As baleias de Bryde têm até 370 pares de placas de barbatanas de cor cinza crescendo dentro de sua mandíbula superior. As placas são feitas de queratina, uma proteína que também forma o cabelo e as unhas humanas, e são usadas para filtrar pequenas presas do oceano. Localização: Alto Golfo da Tailândia, Phetchaburi, Tailândia.


“Out of the Cage” de Karine Aigner. Vencedora na categoria Prêmio História Fotojornalista. Uma de uma série de imagens da história de Aigner "The Cuban Connection", explorando a relação entre a cultura cubana e os pássaros canoros e o futuro de uma tradição profundamente enraizada. Por centenas de anos, alguns cubanos capturaram e criaram pássaros canoros e realizaram concursos de canto de pássaros. Ao longo de um período turbulento de sanções econômicas e agitação política, esses pequenos e belos pássaros proporcionaram companhia, entretenimento e competição amigável dentro da comunidade. Aqui, dois grosbeaks de peito rosa são soltos na natureza após semanas de reabilitação para fortalecer os músculos das asas.


“Surprise Prey” de Adam Rice. Altamente recomendado, Comportamento: Mamíferos. Rice estava observando um urso-negro americano se alimentando silenciosamente de raízes de artemísia quando de repente ele saltou para frente e agarrou. Quando o urso girou e pulou em uma árvore, Adam ficou chocado ao ver que seu prêmio era um bezerro wapiti. Embora os ursos negros comam principalmente matéria vegetal, eles são oportunistas e consomem praticamente qualquer coisa. Os bezerros wapiti geralmente evitam predadores ficando escondidos durante as primeiras semanas de vida, quando estão mais vulneráveis. Localização: Parque Nacional de Yellowstone, Wyoming.


“The Magical Morels” de Agorastos Papatsanis. Vencedor na categoria Plantas e Fungos. Uma cena de conto de fadas nas florestas do Monte Olimpo, na Grécia. Aproveitando a interação entre fungos e contos de fadas, Papatsanis queria criar uma cena mágica. Ele esperou o sol filtrar através das árvores e iluminar a água ao fundo, então usou uma lente grande angular e flashes para destacar as formas labirínticas dos cogumelos.


“The Bat-Snatcher” de Fernando Constantino Martínez Belmar. Vencedor na categoria Comportamento: Anfíbios e Répteis. Belmar esperou na escuridão enquanto uma cobra-rato de Yucatán abocanhava um morcego. Usando uma luz vermelha, à qual morcegos e cobras são menos sensíveis, Fernando ficou de olho nessa cobra-rato de Yucatán saindo de uma fenda. Ele teve apenas alguns segundos para tirar a foto quando a cobra-rato recuou para sua fenda com sua presa morcego. Localização: Kantemó, Quintana Roo, México.


“The Dying Lake” de Daniel Núñez. Vencedor na categoria Wetlands—The Bigger Picture. Núñez usou um drone para capturar o contraste entre a floresta e o crescimento de algas no Lago Amatitlán em Villa Canales, Guatemala. Núñez tirou esta fotografia para aumentar a conscientização sobre o impacto da contaminação no Lago Amatitlán, que recebe cerca de 75.000 toneladas de resíduos da Cidade da Guatemala todos os anos. "Foi um dia ensolarado com condições perfeitas", disse ele, "mas é um momento triste e chocante". As cianobactérias florescem na presença de poluentes como esgoto e fertilizantes agrícolas, formando florações de algas.


“Oceans: Past, Present and Future” de Russell Laman. Altamente recomendado, Oceans: The Bigger Picture. A imagem de Laman retrata um leão-marinho vivo e um morto entre águas-vivas flutuantes. Os lábios de Lamã, a única parte de seu corpo que ficou exposta, foram picados inúmeras vezes por enxames de águas-vivas de urtiga lentamente arrastando seus longos tentáculos. Ele estava se posicionando para fotografar uma carcaça de leão-marinho quando um leão-marinho vivo apareceu das águas turvas para investigar no Golfo da Califórnia.


“Tiny Spider Versus Little Chick” de Rajan Desai. Altamente recomendado, Comportamento: Invertebrados. Desai experimentou um encontro surpresa entre uma aranha-lobo da praia e um filhote de tarambola. Esperando evitar a multidão que vai à praia, Desai estava deitado na areia de Crane Beach, Massachusetts, desde o nascer do sol, fotografando tarambolas. Este filhote estava procurando pequenos invertebrados quando uma aranha-lobo da praia o atacou. Eventualmente, sacudindo-o, o filhote fugiu para seus pais nas proximidades.